Especialistas em Mobiliário

Como escolher uma cama que seja perfeita?

Maio 21, 2019
Image Description

Todos nós sabemos que uma excelente noite de sono garante uma melhor qualidade de vida. Dormir bem e descansado garante a manutenção do equilíbrio geral do organismo, consolidação da memória e ainda regula a temperatura corporal. Quer consigamos dormir as bem ditas 8h ou não, o que é preciso é que essas horas sejam bem aproveitadas.

A cama é a peça fundamental para conseguir descansar, relaxar e aproveitar e para isso, é preciso considerar pelo menos dois fatores: o tamanho e o colchão certo.

Normalmente a primeira coisa a fazer na compra de uma cama seria escolher o modelo e tamanho e pronto! Mas não, temos de ter em conta o tamanho do quarto e o tamanho do ambiente. Além disso, é preciso preservar uma circulação mínima de 60 cm para cada lado da cama.

Para conseguir uma cama perfeita, esta tem de ser do tamanho perfeito consoante o espaço do quarto e o colchão tem obrigatoriamente de ser escolhido com especial cuidado e atenção.

É possível encontrar diversos tipos de cama, mas existem dois modelos são os mais utilizados: a cama tradicional (que tem a cabeceira que pode ser feita em diversos tipos de materiais) ou a box (que apresenta cabeceiras painéis) .

Cama tradicional:

É e será talvez a mais procurada e utilizada e é composta pelo trio: estrado, colchão e cabeceira.  É uma excelente opção devido aos inúmeros modelos e possibilidades de combiná-la com qualquer estilo decorativo.

Cama Box:

Este modelo não necessita de estrado (é uma box que serve de apoio para o colchão). Composta por seis pés que proporcionam estabilidade durante o uso, é encontrada nas versões padrão, queen e king size. Uma maravilhosa opção para quem tem pouco espaço e não quer ocupar tudo com uma cama.

Caso contrário, se tiver espaço mas preferir uma cama box, então saiba que pode ser conjugada conforme o seu estilo, gosto e decoração. Pode colocar uma cabeceira que nada tenha a ver com o tecido e cor da cama. Alguns modelos trazem gavetas ou gavetões de arrumação, o que é sempre ótimo para quem tem imensas coisas.

Modelos de colchão:

Já toda a gente ouviu a velha frase: “Não adianta de nada comprares uma cama maravilhosa se não comprares o colchão também!” Devemos ter em atenção ao tempo de uso do colchão que já temos e ver se já não precisa de ser trocado por um novo.

No caso de optar pelas molas, o modelo apresenta durabilidade média de 4 a 5 anos. Se for comprar um colchão para cama de casal então é necessário optar pelo modelo com molas ensacadas individualmente, isto porque quando um se movimenta de um lado, o outro inevitavelmente sentirá. Para além do conforto, o colchão de molas é indicado para acomodar melhor os quadris e ombros.

Espuma: Produzido com espuma, apresenta maior firmeza, que deve ser levada em consideração a partir da densidade. Vale observar se o colchão apresenta o selo do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), atestando que não há mistura de espumas em sua composição.

Látex : Para pessoas alérgicas, o mercado oferece o colchão produzido de espuma de látex – material 100% natural e que evita o acúmulo de poeira, pó, bactérias e fungos. Outro benefício é que o material se
molda ao corpo e ajusta a temperatura.

Espreite a tabela de densidades:

D18 – indicado para recém-nascidos e crianças até 3 anos;

D23 – ideal para quem pesa até 60kg;

D28 – ideal para quem pesa até 80kg;

D33 – ideal para quem pesa até 100kg;

D45 – ideal para quem pesa até 150kg.

4. Conservação:

Eis alguns exemplos do que pode fazer para conservar o colchão: colocar uma capa protectora, ir trocando de posição e quando possível, retirar o colchão do quarto para ventilar em uma área externa.

Pode utilizar o aspirador mas o aconselhável será chamar uma empresa que seja responsável por esse tipo de trabalho. Colocar o colchão é uma péssima ideia, jamais o faça porque pode ressecar a estrutura. Utilizar papelão, cartão ou plástico entre o estrado e o colchão também não é aconselhável porque impede a oxigenação.

Esperemos que tenham ficado esclarecidas quanto a este assunto porque é bastante importante para a sua saúde. Tentamos ao máximo explicar as vantagens e as desvantagens de usar um colchão ou mesmo estrado.


Subscrever newsletter!


Tags

Contactos

Morada

Decordesign - Interiores Travessa S.Martinho Nº66 4585-452 Rebordosa Paredes

Telefone

+351 224 111 489

Telemóvel

+351 914 178 444