Todos nós sabemos que uma excelente noite de sono garante uma melhor qualidade de vida. Dormir bem e descansado garante a manutenção do equilíbrio geral do organismo, consolidação da memória e ainda regula a temperatura corporal. Quer consigamos dormir as bem ditas 8h ou não, o que é preciso é que essas horas sejam bem aproveitadas.
A cama é a peça fundamental para conseguir descansar, relaxar e aproveitar e para isso, é preciso considerar pelo menos dois fatores: o tamanho e o colchão certo.
Normalmente a primeira coisa a fazer na compra de uma cama seria escolher o modelo e tamanho e pronto! Mas não, temos de ter em conta o tamanho do quarto e o tamanho do ambiente. Além disso, é preciso preservar uma circulação mínima de 60 cm para cada lado da cama.
Para conseguir uma cama perfeita, esta tem de ser do tamanho perfeito consoante o espaço do quarto e o colchão tem obrigatoriamente de ser escolhido com especial cuidado e atenção.
É possível encontrar diversos tipos de cama, mas existem dois modelos são os mais utilizados: a cama tradicional (que tem a cabeceira que pode ser feita em diversos tipos de materiais) ou a box (que apresenta cabeceiras painéis) .
Cama tradicional:
É e será talvez a mais procurada e utilizada e é composta pelo trio: estrado, colchão e cabeceira. É uma excelente opção devido aos inúmeros modelos e possibilidades de combiná-la com qualquer estilo decorativo.
Cama Box:
Este modelo não necessita de estrado (é uma box que serve de apoio para o colchão). Composta por seis pés que proporcionam estabilidade durante o uso, é encontrada nas versões padrão, queen e king size. Uma maravilhosa opção para quem tem pouco espaço e não quer ocupar tudo com uma cama.
Caso contrário, se tiver espaço mas preferir uma cama box, então saiba que pode ser conjugada conforme o seu estilo, gosto e decoração. Pode colocar uma cabeceira que nada tenha a ver com o tecido e cor da cama. Alguns modelos trazem gavetas ou gavetões de arrumação, o que é sempre ótimo para quem tem imensas coisas.
Modelos de colchão:
Já toda a gente ouviu a velha frase: “Não adianta de nada comprares uma cama maravilhosa se não comprares o colchão também!” Devemos ter em atenção ao tempo de uso do colchão que já temos e ver se já não precisa de ser trocado por um novo.
No caso de optar pelas molas, o modelo apresenta durabilidade média de 4 a 5 anos. Se for comprar um colchão para cama de casal então é necessário optar pelo modelo com molas ensacadas individualmente, isto porque quando um se movimenta de um lado, o outro inevitavelmente sentirá. Para além do conforto, o colchão de molas é indicado para acomodar melhor os quadris e ombros.
Espuma: Produzido com espuma, apresenta maior firmeza, que deve ser levada em consideração a partir da densidade. Vale observar se o colchão apresenta o selo do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), atestando que não há mistura de espumas em sua composição.
Látex : Para pessoas alérgicas, o mercado oferece o colchão produzido de espuma de látex – material 100% natural e que evita o acúmulo de poeira, pó, bactérias e fungos. Outro benefício é que o material se
molda ao corpo e ajusta a temperatura.
Espreite a tabela de densidades:
D18 – indicado para recém-nascidos e crianças até 3 anos;
D23 – ideal para quem pesa até 60kg;
D28 – ideal para quem pesa até 80kg;
D33 – ideal para quem pesa até 100kg;
D45 – ideal para quem pesa até 150kg.
4. Conservação:
Eis alguns exemplos do que pode fazer para conservar o colchão: colocar uma capa protectora, ir trocando de posição e quando possível, retirar o colchão do quarto para ventilar em uma área externa.
Pode utilizar o aspirador mas o aconselhável será chamar uma empresa que seja responsável por esse tipo de trabalho. Colocar o colchão é uma péssima ideia, jamais o faça porque pode ressecar a estrutura. Utilizar papelão, cartão ou plástico entre o estrado e o colchão também não é aconselhável porque impede a oxigenação.
Esperemos que tenham ficado esclarecidas quanto a este assunto porque é bastante importante para a sua saúde. Tentamos ao máximo explicar as vantagens e as desvantagens de usar um colchão ou mesmo estrado.